Ambientes multifuncionais: como montar e aproveitar melhor os espaços?
Confira dicas para transformar e integrar ambientes de acordo com o seu estilo de vida
As mudanças na rotina pelas quais todos passamos nos últimos meses acabaram trazendo muitas tarefas do cotidiano para dentro de casa.
A necessidade do home-office, a busca pela adaptação à nova rotina e a intenção de proporcionar ambientes mais acolhedores abriram espaço para a tendência dos ambientes multifuncionais.
Especialmente depois da pandemia, ficou evidente a importância de fazer do lar um local que proporcione prazer e satisfação. Afinal, agora, a situação é oposta ao habitual: muitas pessoas passam o dia todo em casa, trabalhando, estudando, curtindo os momentos de lazer, se alimentando e descansando.
O que são ambientes multifuncionais?
Ambientes multifuncionais são espaços que permitem usos adicionais, além daqueles para os quais foram originalmente criados. Por exemplo: uma sala de estar foi pensada, inicialmente, para receber pessoas e conversar. Dentro de uma dinâmica de ambiente multifuncional, essa mesma sala de estar passa a integrar um espaço para trabalhar ou, ainda, um espaço gourmet.
É preciso criatividade para conseguir que os espaços conversem entre si e permitam o perfeito desempenho das atividades para as quais foram planejados. Isso significa que uma sala + home office, por exemplo, precisa ser harmoniosa e bem decorada, mas também deve favorecer o descanso e o trabalho.
Uma função não pode anular a outra – elas devem se complementar dentro de um mesmo ambiente.
Projetos inspiradores
A integração de ambientes precisa ser planejada para combinar layout, revestimento e mobiliário. A ideia é que, em conjunto, todos esses elementos atendam exatamente à proposta desejada pelo cliente, que pode variar de acordo com a necessidade. Esses elementos também são fundamentais para diferenciar cada espaço e suas funções.